quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Heróis
























Apollo e Meia Noite (Midnighter)

Estes dois super-heróis causaram grande polêmica por terem sidos uns dos primeiros casais homossexuais a aparecerem nos quadrinhos.

“The Authority” foi a primeira serie em quadrinhos a deixar explicito o relacionamento homossexual entre dois personagens. Os personagens, criados pelo americano Warren Ellis, causaram polêmica quando foram lançados, mas são um sucesso de crítica e de vendas. "The Authority" é uma equipe de super-heróis que vivem numa gigantesca nave espacial em órbita da Terra e capaz de atravessar barreiras dimensionais.

O membro mais poderoso do time é Apollo, personagem claramente inspirado no Super-Homem, só que desta vez sem a capa e as cores da bandeira americana no uniforme. Apollo é uma bateria viva, que tem poderes como vôo, força sobre-humana e velocidade, graças à radiação solar que o alimenta. Já Meia-Noite faz o tipo "vigilante mascarado noturno", que anda pelas ruas enfrentando bandidos barra-pesada, lembrando em muito um famoso super-herói de orelhas pontudas e roupa de morcego.

Nos primeiros capítulos da história, o autor não faz referência à homossexualidade dos dois personagens, mas na medida que as tramas vão se complicando, o leitor percebe que Apollo e Meia-Noite são muito mais do que "apenas bons amigos". Logo os dois serão vistos trocando gestos carinhosos, beijinhos no ombro e outras coisas. Também serão comuns diálogos dos vilões comentando a sexualidade dos heróis e até outros colegas da equipe se irritando com a "pegação" de Apollo e Meia-Noite, sugerindo para que os dois arrumem logo um quarto.

Nos Estados Unidos, "The Authority" durou 29 números. A série foi encerrada pela editora que a publicava (DC Comics, a mesma de Super-Homem e Batman) logo após os atentados de 11 de setembro, com a desculpa de que a história, com muitas referências ao terrorismo, não era indicada para aquele momento. A versão não convenceu muito e todo mundo achou que tratava-se de um veto dos executivos da DC às "versões gays" de Batman e Super-Homem.

O autor das histórias se vingou e terminou a saga realizando o casamento dos dois super-heróis, com direito a roupa branca de noiva para o soturno Meia-Noite e um beijo apaixonado entre os dois personagens

Nenhum comentário: