domingo, 13 de março de 2011

Eu declaro o Amor culpado



Vanessa da Mata em seu grande sucesso intitulado "Amado", diz:
"Como pode ser gostar de alguém, e esse tal alguém não ser seu?"
Eu respondo:
A explicação pra isso está no próprio ato de amar. Esse sentimento não precisa ser alimentado, para que cresça e tome grandes proporções. O ser amado muitas vezes nem mesmo sabe da existência desse sentimento, e esse impasse nos leva a uma verdade que há em amar, e que só é compreendido por quem já viveu um amor. Essa verdade é: O amor não é justo, não possui ponto de equilíbrio, muito menos segue a regras racionais.

Se o amor pudesse ser comparado a um ser, ele seria o mais solitário de todos, pois independe de qualquer outro para existir. E como todo ser solitário ele traz em si a mesquinhês de não se importar com o sofrimento alheio, nesse caso, com o sofrimento daquele onde o amor nasceu.

Por isso não culpo ninguém por sofrer de amor, nem muito menos quem maltrata por não amar. Pois no fim das contas, ambos são vítimas de uma fatalidade que é o surgimento desse sentimento daninho, que é mal educado por não pedir licença ao chegar e incômodo por nunca querer ir embora quando pedimos.

Vander Lee, conhecido por suas letras românticas, afirma que "românticos são loucos desvairados (...) que conhecem o gosto raro, de amar sem medo de outra desilusão". E eu concordo plenamente, pois todos os românticos tem instinto mazoquista, que mesmo sofrendo sempre querem amar mais e mais.

Por tudo isso afirmo aqui, que o amor é a pior das drogas e a causa da maior das doenças. Que torna aquele que o experimenta apenas uma única vez, em um dependente e sintomático do mal de amar.

Defenda-o quem quiser, porém eu, mesmo sendo um desses pobres infectados pelo amor, culpá-lo-ei eternamente por ser o responsável pelas minhas piores desventuras.

Duvida? Ah, não o faça, pois sou muito capaz de enumerar todos os danos que esse sentimento já me causou. Danos na alma e no meu próprio corpo. Se quiser te mostro algumas cicatrizes!

Nenhum comentário: